Ads 468x60px

.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Recursos Hídricos: IGARN registra recarga significativa nos reservatórios monitorados

Foto: Reprodução
Após levantamento sobre o acumulado de água nos reservatórios analisados pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN) nesta semana e apresentadas nesta sexta-feira (1º), identificou-se a mudança positiva dos reservatórios.
Entre os 47 reservatórios monitorados aqueles localizados na bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Açu foram os que tiveram maior recarga nesta semana, onde teve uma considerável quantidade de precipitações.
Dos reservatórios que estavam em volume morto houve redução em 2,5%, este mesmo índice ocorreu para os reservatórios que estavam secos, referenda informação da assessoria de imprensa do governo estadual.
A barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu, apresentava um volume de 475,5 milhões de m³ no dia 21 de março, o que representava 19,81% de sua capacidade, agora se encontra com 21,49% de sua totalidade o que significa 515 milhões de m³
Nesse período ele recebeu uma recarga de aproximadamente 40,5 milhões de m³.
Já o Itans, localizado em Caicó, tinha apenas 1,4% de toda a sua capacidade, o que correspondia a 1,2 milhões de m³, e agora se encontra com dois milhões de m³, o equivalente a 2,4%.
O açude Dourados, em Currais Novos, que estava seco recebeu recarga e suporta o uso para ainda dois meses.
Na região de Parelhas os dois principais açudes também receberam significativa recarga.
O Boqueirão que suportaria 11 meses passou a suportar 22 meses, está com 20% de sua capacidade. Já o Caldeirão que suportava apenas um mês, hoje tem capacidade para o uso em um ano e dois meses.
Também em São José do Seridó o açude Zangalheiras que estava em volume morte passará a suportar uso por nove meses, com 16% de sua capacidade.
Além destes, outros reservatórios de médio e pequeno porte tiveram recarga suficiente para encher ou sangrar, como, por exemplo, o açude Mamão, em Equador.


0 comentários:

Postar um comentário