Ads 468x60px

.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Mobilização: Dia D de combate ao ‘Mosquito do Mal’ tem adesão total das escolas estaduais

Nesta sexta feira (04) as escolas da rede estadual de ensino, na cidade do Assú, aderiram de maneira integral à luta de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
A programação começou já nos primeiros horários de aula das escolas e contaram com a participação de estudantes, professores, suportes e gestores, apontou informação procedente da assessoria de imprensa da 11ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC).
A Escola Estadual Marcos Alberto de Sá Leitão reuniu o corpo docente e discente na quadra da escola para realizar um momento de sensibilização, no qual os estudantes e a comunidade escolar receberam informações da maneira correta de evitar que o mosquito transmissor da dengue, chykungunya e zika se reproduzam.
A técnica da 11ªDIREC, Vera Costa, responsável pelo Programa Saúde na Escola (PSE) esteve presente à escola e fez uso da palavra conclamando a todos para assumir para si a luta contra o mosquito do mal.
Em seguida, os estudantes foram convidados a fazerem um mapeamento da área da escola e localizaram uma quantidade enorme de possíveis criadouros do mosquito.
Após cada detecção, o lixo foi recolhido e acomodado de maneira correta evitando o ciclo reprodutivo do mosquito.
A Escola Estadual Juscelino Kubitschek reuniu professores e alunos no teatro da escola para também fazer seu momento de sensibilização.
A enfermeira Vandicleuma Batista, da Secretaria Municipal de Saúde em Assú, fez uma palestra sobre os malefícios causados pelo mosquito e exortou a todos para se envolverem na luta contra o Aedes.
De acordo com informações do suporte pedagógico da escola, Maria da Glória, na próxima semana, os estudantes e professores estarão realizando um mutirão de limpeza na escola para eliminar possíveis focos do mosquito.
Na Escola Estadual Poeta Renato Caldas o trabalho de sensibilização ocorreu no refeitório da unidade escolar e contou com a participação de estudantes, professores, corpo técnico e gestores da escola, além da participação da coordenadora do PSE da Secretaria Municipal de Saúde, Nalvanir Soares, e das técnicas da 11ªDIREC, Valéria Murtinho (coordenadora Pedagógica), Régia Ilze (responsável pela EJA) e Vera Rodrigues (responsável pelos Anos Iniciais).
O Núcleo de Tecnologias em Educação da 11ª DIREC esteve presente em todas as unidades escolares através do técnico Francisco Costa que registrou as ações desenvolvidas.
No esforço conjunto contra o mosquito Aedes aegypti também ocorreu pit stops nas principais artérias da cidade.
Na Rua 24 de Junho centro da cidade, um grupo de estudantes da rede municipal de educação fazia a adesivagem de carros e a distribuição de material panfletário com orientações à população.
O secretário de Educação do município, professor Raimundo Inácio da Silva Filho, esteve ladeado dos parceiros do IFRN, do DEMUTRAN, da Secretaria Municipal de Saúde além de outros parceiros.

0 comentários:

Postar um comentário