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terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Pesquisa CNT de Ferrovias 2015: Gargalos reduzem eficiência do transporte ferroviário

Foto: Reprodução
O transporte ferroviário brasileiro registrou significativo crescimento desde o início das concessões, em 1996.
Após os investimentos das concessionárias, a produção ferroviária (toneladas transportadas por km) cresceu 28,9%, entre 2006 e 2014.
Mas os baixos níveis de investimento em infraestrutura por parte do poder público e a existência de gargalos operacionais comprometem a eficiência do setor.
Em áreas urbanas, as composições chegam a reduzir em oito vezes a velocidade, de 40 km/h para 5 km/h, causando prejuízos.
É o que aponta a Pesquisa CNT de Ferrovias 2015, segundo informação da assessoria de imprensa da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
O estudo da CNT, que chega à 5ª edição, identifica entraves e propõe soluções.
Além disso, caracteriza os 13 principais corredores ferroviários em relação ao desempenho operacional e descreve a evolução recente do sistema ferroviário brasileiro.
Foram ouvidos ainda os clientes das ferrovias sobre a qualidade dos serviços.
O Brasil tem 12 principais malhas destinadas ao transporte ferroviário de cargas. Juntas, compreendem 28.176 km.
Onze são operadas por empresas privadas e constituem o foco da pesquisa.

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