Ads 468x60px

.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Ministério da Defesa: Mais de dois mil militares atuam no combate ao Aedes aegypti

Foto: P. H. Freitas/Assessoria
Com o aumento dos casos de microcefalia, causado pela circulação do vírus zika em diversos estados da região Nordeste, o Ministério da Defesa, por meio de cerca de 2.800 integrantes das Forças Armadas, se une a atuação integrada do Governo Federal, estados e municípios para o combate ao mosquito Aedes aegypti, já conhecido por transmitir a dengue e o chikungunya.
A partir desta sexta-feira (04), aproximadamente 750 representantes do Exército Brasileiro começam a atuar como agentes de endemias no estado de PE, segundo informação da assessoria de imprensa do Ministério da Defesa.
Inicialmente, 200 militares, já capacitados, irão percorrer a região metropolitana do Recife e os outros 19 municípios considerados prioritários pela Secretaria Estadual de Saúde.
As equipes são compostas por dois militares e um agente epidemiológico que irão percorrer as casas, nos horários das 8h às 17h, diariamente, para identificar os focos do mosquito, aplicar larvicidas em locais de água parada e orientar a população a respeito dos riscos do Aedes aegypti.
Outros militares, em torno de 550, iniciam também, nesta sexta-feira (04), cursos de capacitação sob a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde nas cidades do Recife, Garanhuns, Petrolina e São Bento do Una, numa operação que deve durar de três a seis meses.
A Força Aérea Brasileira (FAB) também irá cooperar com o emprego de 300 homens, sendo 150 no estado de PE e 150 no RN.
Já a Marinha do Brasil terá um contingente de 630 pessoas, entre os estados de AL (10), PE (420) e RN (200).
A expansão da atuação do Exército para os demais estados brasileiros também está em planejamento.
Em SE, RN e AL, por exemplo, 650 militares serão capacitados a partir da próxima semana para atuarem no combate ao mosquito.
Em Campo Grande (MS), o Exército Brasileiro forneceu tendas para atender pacientes com suspeita de dengue, chikungunya ou zika vírus.
A estrutura da Força Terrestre funciona como apoio para que o município faça os atendimentos em três pontos da capital sul-mato-grossense.
A Presidência da República convocou o Grupo Estratégico Interministerial de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional (GEI-ESPII), que envolve 19 órgãos e entidades, para a formulação de plano nacional do combate ao vetor transmissor da zika, o mosquito Aedes aegypti.
Também estão sendo estimuladas pesquisas para o diagnóstico da doença e frentes de mobilização em regiões mais críticas.
As medidas envolvem, também, ações de comunicação e suporte assistencial, como pré-natal, atenção psicossocial, fisioterapia, exames de suporte e estímulo precoce dos bebês.
Neste sábado (05), o Ministério da Saúde intensifica em todo o Brasil o combate ao mosquito, com a campanha “Sábado da Faxina. Não dê folga para o mosquito da dengue”.


0 comentários:

Postar um comentário