Ads 468x60px

.

quinta-feira, 31 de março de 2016

ALRN: Comissões realizam reunião conjunta para análise de matéria em regime de urgência

Por ser o presidente mais idoso, dentre os de maior número de Legislatura, o deputado Vivaldo Costa (PROS) presidiu na manhã desta quinta-feira (31) uma sessão conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) de Finanças e Fiscalização (CFF) e de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior (CDCMAI), da qual é presidente.
O objetivo foi a análise em regime de urgência do Projeto de Lei Complementar nº 06/16, que dispõe sobre as infrações e a aplicação de penalidades, no âmbito da Política Estadual de Recursos Hídricos.
Esse é um projeto do Governo do Estado de grande relevância diante da situação de calamidade com a falta de água. A gente tem que se prevenir e evitar o desvio de água que é destinada ao consumo humano. Os desvios são flagrantes com água desviada de adutoras até para abastecer barreiros e açudes, sem que o Instituto de Gestão de Águas [IGARN] possa punir quem burla a lei”, destacou Vivaldo Costa, durante a reunião.
O presidente da reunião conjunta designou como relatores os deputados Albert Dickson (PROS), presidente da CCJR; Tomba Farias (PSB) presidente da CFF e Souza Neto (PHS) pela CDCMAI, destaca informação da assessoria de imprensa da ALRN.
Na discussão do Projeto, o deputado Dison Lisboa (PSD), líder do Governo na Casa, disse que como não existe uma legislação específica, o IGARN faz a fiscalização, mas não pode punir quem se utiliza dos recursos hídricos de forma indevida.
“Nessa seca que estamos vivendo tem açude transbordando com água desviada”, assevera.
O deputado Tomba Farias citou como exemplo desse desvio um fato no município de Santa Cruz, na região Trairi.
Uma adutora que foi feita para levar água a uma comunidade, mas a água não chega ao seu destino porque é desviada”, frisou o parlamentar.
O deputado Albert Dickson também parabenizou o Governo do Estado pelo encaminhamento da matéria que “considero de extrema necessidade, porque água é uma questão de saúde”.
Na próxima terça-feira (05) as três comissões voltam a se reunir para a discussão e votação dos relatórios.
Em seguida a matéria será encaminhada para o plenário para a votação terminal.

0 comentários:

Postar um comentário