Ads 468x60px

.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

IBGE: Vendas do varejo potiguar despencam 11% em setembro e têm a maior queda mensal da história

Foto: Reprodução
As vendas do comércio varejista potiguar (Varejo Ampliado) tiveram queda recorde no mês de setembro, segundo dados divulgados quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  
Foram 11,1% menos de vendas na comparação com setembro de 2014, a maior retração para um único mês da série histórica, iniciada em 2009.
Com isso, o acumulado do ano já aponta para retração de 3,6%, salienta informação extraída do portal da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio/RN).
Considerando-se que em setembro de 2014 o varejo do estado havia registrado aumento de 3,1%, a queda nas vendas entre setembro de 2014 e setembro deste ano é de 6,7%.
Isso quer dizer que o comércio varejista potiguar deixou de faturar na mesma comparação nada menos que R$ 1,12 bilhão em setembro deste ano.
De acordo com os dados do IBGE, em setembro, na comparação com setembro de 2014, todas as oito atividades do varejo registraram variações negativas.
O principal destaque foi para móveis e eletrodomésticos (-17,9%); seguido por hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,2%); combustíveis e lubrificantes (-8,7%); e tecidos, vestuário e calçados (-12,9%).
Estes segmentos responderam por mais de 80% da taxa global.
Nos demais setores, os resultados foram: livros, jornais, revistas e papelaria (-14,9%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-9,7%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (-7,0%); e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,1%), este último com a primeira queda da série histórica para o mês.


0 comentários:

Postar um comentário