Ads 468x60px

.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Vale Sustentável: Curso de Coletores de Sementes capacita assentados na região do Vale do Açu

Com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras socioambiental, o Projeto Vale Sustentável iniciou neste último fim de semana (14 e 15 de agosto), o curso de Formação de Coletores de Sementes para cerca de 50 agricultores dos 12 assentamentos rurais beneficiados pelo Projeto.
O curso tem como objetivo debater sobre a biodiversidade existente no bioma Caatinga, capacitando às pessoas para que conheçam as sementes nativas e aprendam as técnicas corretas de coleta, tratamento e conservação dessas sementes, bem como difundir nas comunidades e assentamentos rurais os bancos de sementes da Caatinga.
Além disso, essa formação vai possibilitar a esses alunos a oportunidade de aprenderem técnicas de manejo adequado da Caatinga, segundo o relato produzido por Danyelle Lopes, da assessoria de imprensa do Projeto Vale Sustentável.
O coordenador geral do Projeto, Auricélio Costa, afirmou que o projeto Vale Sustentável tem o intuito de constituir uma rede de coletores de sementes para atuarem na região do Vale do Açu.
O curso terá duração de 60 horas/aula, dividida em duas etapas: teoria e prática com a aplicação de cinco módulos dentre eles: Ética e Cidadania, Introdução ao Associativismo e Cooperativismo, Introdução ao Trabalho em Rede, Técnicas de Produção de Mudas Nativas (teoria e prática) e Técnicas de Produção e Manejo de Plantas Nativas para Produção de Fitoterápicos.
Nessa última sexta (14) foram aplicados os módulos de Ética e Cidadania ministrado pela pedagoga Edisângela Dantas; o de Introdução ao Associativismo e Cooperativismo apresentado pela professora Suelda Varela; e, para concluir a primeira etapa do curso, a professora Ana Almeida aplicou no sábado (15), o módulo de Introdução ao Trabalho em Rede.
Essa etapa foi realizada no Centro de Referência a Assistência Social (CRAS), no município de Carnaubais.
Na próxima sexta (21), o módulo teórico de Técnicas de Produção de Mudas Nativas será ministrado pelo engenheiro agrônomo Marlon de Morais Dantas no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), Campus Ipanguaçu.
O projeto Vale Sustentável atua na recuperação ambiental de 130 hectares de áreas em 12 assentamentos rurais dos municípios de Assú e Carnaubais localizados na região do Vale do Açu, sob a execução da Associação Norte-rio-grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA).

0 comentários:

Postar um comentário