Ads 468x60px

.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Anorc: Entidade encerra prova de ganho de peso com pesagem e exames de ultrassom

A Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc) está realizando, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), uma prova de ganho de peso (PGP) com animais das raças Nelore, Guzerá e Sindi no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.
A competição segue até o próximo dia 31 de julho, com animais do RN, da PB e de PE.
As pesagens finais acontecem nesta quinta-feira (30), a partir das 7h, segundo informação adiantada pela assessoria de imprensa da Associação, na capital potiguar.
Na sexta-feira (31), serão realizados, de forma inédita, exames de ultrassom para avaliação das carcaças e percentual de gordura dos animais.
A prova de ganho de peso irá contribuir de maneira significativa para a seleção de animais, identificando linhagens com potencial de ganho de peso diário, afirma o presidente da Anorc, Antônio Teófilo.
Os 35 animais chegaram ao parque em fevereiro e passaram por 60 dias de adaptação, para então entrarem na competição.
Todos nasceram na mesma época, já que um requisito para participar da prova é que sejam contemporâneos na idade.
A realização de exames de ultrassom é a novidade inserida na prova deste ano.
Para isso, a ABCZ está trazendo a especialista Marina de Nadai Bonin, que avaliará espessura de gordura nas carnes e assinará os laudos finais dos animais.
Conselheiro da ABCZ e vice-presidente da Anorc, Orlando Procópio também destaca importância da prova e explica que os animais são pesados na chegada, durante o período de adaptação e quando a prova é iniciada.
A partir daí, são realizadas pesagens mensais.
No final da prova, que acontece nesta quinta-feira, será verificado qual animal, em cada uma das raças, obteve o melhor ganho de peso no período, melhor desenvolvimento do perímetro escrotal e melhores características morfológicas da raça.
Apoiam a realização da PGP as empresas Agronorte, Tortuga, Pré-Secado Laranjeiras e Multicampo.

0 comentários:

Postar um comentário