Ads 468x60px

.

sábado, 23 de abril de 2016

Varejo: IAV-IDV fecha março com queda de 7,5% e projeta mais retração para os próximos meses

As vendas no comércio varejista fecharam março com queda real de 7,5%, em comparação com o mesmo mês do ano anterior e já descontada a inflação.
Este é o resultado apontado pelo Índice Antecedente de Vendas (IAV) do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), salienta informação da assessoria de imprensa.
Novamente, o resultado negativo é motivado pela continuidade da deterioração dos pilares macroeconômicos que direcionam o consumo, como a queda do nível de emprego e renda, o encarecimento do crédito, o aumento da inflação e a queda do índice de confiança, impactando negativamente os resultados de vendas do varejo pela forte correlação entre eles.
Este foi o 12º mês seguido de queda nas vendas, que teve início em abril de 2015.
O IAV-IDV é medido mensalmente pelos associados do IDV e divulgado 30 dias antes da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além do enfraquecimento da economia, vale ressaltar, o efeito do calendário deste período, com a comemoração da Páscoa sendo em março (ao contrário de 2015, que foi em abril), fato que afeta a base de comparação das vendas.
Para os próximos meses, os associados do IDV indicam a continuidade da retração, com quedas de 5,1% em abril, 4,1% em maio e 3,5% em junho.

0 comentários:

Postar um comentário