Ads 468x60px

.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Município de Assú investe para amenizar problema do Hospital Regional


La Greca
Prefeito Ivan Júnior, secretário estadual Ricardo Lagreca e secretária municipal Lucianny
Há pelo menos oito anos, o Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, que deveria ser referência na região do Vale do Açu, enfrenta dificuldades de bom funcionamento. Os problemas surgem a cada dia, colocando em risco o atendimento à população.
Há poucos dias, o prefeito Ivan Júnior levou o problema ao secretário estadual de Saúde, médico Ricardo Lagreca, uma vez que a gestão do hospital é de responsabilidade do Estado. Na oportunidade, Ivan apresentou as demandas reprimidas, mas também levou sugestões para que possa recuperar o bom atendimento.
"Logo no inicio do ano convidamos o governador Robinson Faria e o secretário Ricardo Lagreca e eles estiveram em Assú, no dia 10 de janeiro, para ver de perto a situação do hospital. Apontamos os problemas como a estrutura física seriamente deteriorada, déficit de profissionais, falta de insumos básicos e medicamentos", lembra o prefeito. "O governador e o secretário prometeram adotar medidas urgentes, e acreditamos que isso será feito", disse.
Só que a oposição resolveu se aproveitar do problema para transferir a responsabilidade para o Município. A secretária de Saúde do município, Lucianny Guerra, reagiu: "Não vamos aceitar o sensacionalismo por questões meramente políticas. A saúde da população é muito mais importante do que isso. E saúde é coisa séria, não deve ser usada para outros interesses."
Lucianny lembra que há anos o Hospital Regional vive em situação delicada, mas que o problema tem sido amenizado com a proposta de cogestão feita pelo Município. "É preciso esclarecer que o Hospital Regional é de responsabilidade do Estado e o pronto-socorro anexo é do Município. Mesmo assim, com a cogestão, a Prefeitura tem feito investimentos, recursos próprios, para amenizar os problemas."
Segundo a secretária, a escala de plantão do Hospital Regional é garantida com recursos do Município. "Isso mostra o nosso compromisso com a saúde das pessoas", afirma.
Investimento da Prefeitura de Assú
garante realização de partos
A secretária de Saúde ressalta que, ao contrário do que diz a oposição, os partos das mulheres gestantes de Assú têm sido feitos em Assú, porque o Município fez investimentos no setor. "De fevereiro até o dia 10 de abril, realizamos 40 partos normais e 144 cesarianas", revela. Lucianny destaca que, além das mães da cidade, o atendimento também é feito às mulheres gestantes de todo o Vale e até de cidades de outras regiões. "É bom salientar que apenas os casos mais complicados são transferidos para o Hospital da Mulher, em Mossoró, e o Januário Cicco, em Natal."
Lucianny Guerra adianta que a gestão municipal está investindo na construção da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), no Alto de São Francisco. A obra deverá ficar pronta até o final do mês de junho. Em seguida, será iniciado o processo de instalação dos equipamentos e treinamento de pessoal. "O prefeito Ivan Júnior está determinado em inaugurar a UPA do mais rápido possível, pois sabe da importância do equipamento para o atendimento de urgência e emergência.
Segundo Lucianny, essa obra vai fortalecer a assistência à saúde das pessoas que dependem do serviço público. "É importante frisar que a gestão municipal não tem medido esforços para reforçar o sistema de saúde pública, pois entendemos a necessidade das pessoas e o dever de garantir o bom atendimento."
Fonte: Jornal DeFato

0 comentários:

Postar um comentário