Ads 468x60px

.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Senado: Profissão de instrumentador cirúrgico pode ser regulamentada

Aguarda relatório na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal Projeto de Lei do deputado mineiro George Hilton (PRB) que regulamenta a profissão de instrumentador cirúrgico.
O PLC nº 75/2014 estabelece que o exercício da profissão é privativo daqueles que tenham concluído curso de instrumentação cirúrgica, ministrado no Brasil, por escola oficial ou reconhecida pelo Governo Federal; ou, no exterior, desde que o diploma seja revalidado no Brasil, segundo aAgência Senado de Notícias.
Também podem exercer a atividade aqueles que já atuam na profissão há pelo menos dois anos, contados da data em que a lei entrar em vigor.
Entre as atividades do instrumentador estão: ordenar e controlar o instrumental cirúrgico; preparar o instrumental a ser utilizado nas cirurgias; selecionar e apresentar os instrumentos ao médico cirurgião e auxiliares; efetuar assepsia dos materiais cirúrgicos; preparar e desmontar as mesas para as cirurgias; e guardar o material cirúrgico.
Segundo o projeto, o atendimento do instrumentador terá como prioridade as razões de urgência para manutenção da vida do paciente.
O profissional não poderá, sob risco de infringir o regulamento profissional, negar a assistência de instrumentação cirúrgica em caso de emergência; abandonar o campo cirúrgico em meio à instrumentação cirúrgica; provocar aborto ou eutanásia ou cooperar em prática destinada a antecipar .

0 comentários:

Postar um comentário